Escreva um plano de negócios para o salão.
Um plano de negócios eficaz deve ser forte, detalhado e conciso.

Ele mostra a faixa de sucesso fi.nanceiro do seu negócio e estabelece um roteiro claro para o crescimento futuro
Um plano de negócios típico geralmente dura de três a cin
co anos.
Se você tentar solicitar financiamento ao banco ou a outros investidores, isso lhes dará uma ideia clara de como você pagará um empréstimo.
O plano de negócios do seu salão de beleza deve conter as seguintes seções:
Um resumo executivo, sobre sua empresa, objetivos de negócios, estrutura jurídica do seu negócio, produtos e serviços oferecidos, estratégia de marketing e suas projeções financeiras.
Abrir um salão em casa é uma opção desejável se você não quer gastar muito dinheiro com aluguel. Você pode escolher seu próprio horário de trabalho para responder a quaisquer outras responsabilidades que possa ter.
Uma dica nossa: é preciso haver uma diferença clara entre a área do seu salão e a sua área de estar.
Um estabelecimento domiciliar tem expectativa de igual profissionalismo e o seu espaço é um claro indicador disso.
Se você não gosta da ideia de um salão de beleza em casa, mas ainda quer economizar nos custos de aluguel, opte por alugar uma cadeira ou uma cabine de salão . Você pode pagar ao proprietário de um salão para alugar uma cadeira, estação de estilo ou estande em suas instalações.
Você ganha um espaço dedicado para estilizar seus próprios clientes, dentro de um salão e usa seus próprios preços.
No entanto, você não pode influenciar o horário interno ou comercial. Também pode ser um desafio criar uma divisão clara entre a sua marca e a do salão onde você opera.
Se você deseja algo parecido com um salão tradicional, mas com menos custos iniciais, pode optar pelo aluguel de um salão-ateliê . Encontre um espaço totalmente mobiliado ou que você possa personalizar para atender às suas necessidades.
Você obtém controle total sobre a aparência da sua localização, sem uma compra cara. Muitos proprietários de salões começaram com um pequeno estúdio e expandiram para evitar grandes riscos financeiros.
Isso nos leva ao modelo de negócio final em discussão: um salão franqueado . Você pode administrar um salão que faça parte de uma marca já conhecida e existente no mercado. Isso reduz o tempo necessário para marketing e criação de uma base de clientes.
A franquia geralmente fornecerá treinamento e fornecerá produtos necessários para atender aos padrões de qualidade. Porém, este modelo também exige que você pague taxas de royalties e você pode ter flexibilidade limitada nos serviços que pode oferecer
A aparencia do salão
A aparência do seu salão pode deixar uma impressão duradoura nos seus clientes e levar a novos negócios. Se optar por ter um salão em casa, encontre um design adequado ao espaço disponível. Por exemplo, pode não ser possível ter uma área de recepção dedicada ou uma vitrine de produtos para seus itens de varejo.

Use o espaço criteriosamente para cobrir todos os aspectos necessários da sua configuração sem fazer com que pareça desordenada. Plataformas de mídia social como Instagram e Pinterest podem ser uma grande fonte de inspiração para seus designs.
Crie quadros estéticos para restringir suas ideias e trazer coesão à sua configuração.
Se você alugou um estúdio para redesenhar, faça com que o espaço pareça amplo e chique. Tudo, desde as luzes que você usa até as cores da pintura, pode impactar a forma como seu salão é recebido. Como você deseja que os clientes se sintam ao entrar e ao sair?
Encontre maneiras sutis de incorporar as cores da sua marca na decoração. É aconselhável ter uma área de espera designada e garantir que uma seção do seu salão seja reservada para serviços como lavagem de cabelo ou depilação.
No caso de um salão franqueado, certifique-se de seguir as orientações da marca fornecidas pela franquia. Para um salão de bronzeamento, talvez seja necessário montar cabines individuais.
Como divulgue seu salão
Agora que você acertou em cheio, é hora de divulgar seu salão! Existem formas tradicionais de divulgar o seu salão por meio de folhetos e cartazes. Mas estes podem ser caros nos estágios iniciais. Estamos vivendo na era das mídias sociais.
O Instagram relatou mais de 1 bilhão de usuários mensais e 500 milhões de usuários diários . Existem empresas móveis que usam isso a seu favor e dependem apenas das mídias sociais para encontrar clientes.
Configure uma conta de mídia social para o seu salão e publique conteúdo de marca confiável regularmente.

Pesquise o algoritmo de suas plataformas de mídia social preferidas e use-o para aumentar suas taxas de engajamento.
Você também pode optar por promoções pagas nessas plataformas ou anúncios pagos por clique. Lembre-se, pense nas plataformas que seu público usa para enviar mensagens a eles.
Em vez de marcar seus serviços como uma opção, tente comercializá-los como um modo de vida.
Utilize seu USP para fazer seus clientes se sentirem especiais e ter programas de fidelidade e descontos especiais em vigor. Isso ajuda a promover um senso de comunidade e um boca a boca positivo, que é vital para os negócios de beleza.
Ao atualizar seus planos de marketing à medida que sua base de clientes se desenvolve, você poderá expandir seus negócios
Móveis para Salão de Beleza
Encomende equipamentos de salão.
Os equipamentos podem ficar caros, então você deve ser estratégico ao selecionar o que comprar ou alugar. Liste tudo o que você absolutamente precisa versus o que deseja.
Você pode economizar dinheiro comprando alguns itens usados com cuidado. Tome decisões com base no seu orçamento e na sua análise financeira.
Descreva suas ofertas e serviços.
Seus serviços são a peça central do seu salão e devem refletir seu conceito e marca. As descrições de serviço são uma ferramenta de marketing que pode ajudar a convencer novos clientes a experimentar o seu salão. Suas descrições devem ser concisas, mas atraentes para o seu público.
Crie um plano de marketing.
Antes de abrir um salão, é importante desenvolver um plano de marketing que gere reconhecimento, atraia novos clientes e crie seguidores fiéis.
As táticas de marketing que você pode usar incluem tudo, desde mídia social até hospedar uma abertura suave que gera entusiasmo.
Contrate os cabeleireiros certo
Contratar a equipe certa para o seu salão é essencial; a qualidade do trabalho de sua equipe faz ou destrói seu salão.

Portanto, antes de iniciar o processo de entrevista, crie uma lista do que você procura em um candidato ideal. Aqui estão algumas coisas a considerar:
Conjunto de habilidades:
O conjunto de habilidades e a capacidade de aprendizagem do candidato são importantes para se pensar durante a entrevista. Pense nos anos de experiência que você deseja que seus estilistas tenham.
Você quer que cada estilista tenha proficiência em coloração? Ou você vai contratar coloristas dedicados?
Atitude: A atitude e a ética de trabalho de um candidato determinam sua confiabilidade, capacidade de trabalhar com outras pessoas e seu atendimento geral ao cliente.
Personalidade: A personalidade do candidato deve corresponder à cultura da empresa que você infunde no salão.
Quer você pretenda ser uma boutique de luxo ou uma loja voltada para a família, você deseja que a cultura da sua empresa seja incutida naturalmente em seus funcionários.
Pense em como você deseja definir a cultura da sua empresa e as características que cada funcionário deve ter.